top of page
  • Foto do escritorMágico Ninja

Quem criou a mágica?

Atualizado: 31 de jan.

Essa arte que tanto adoramos não começou ontem, nem tampouco há 100 anos. Acredite se quiser, a história da mágica é um pouquinho mais antiga: estamos falando de uma arte milenar!


 Gaming animation of large robots

Dedi, segundo registro um um papiros antigo, é considerado o primeiro mágico da história, ele fazia parte da corte do Faraó Quéopes. A descrição com mais de 2 mil anos A.C., conta sobre a capacidade dele de trazer corpos mortos de volta à vida.

Dedi usava pombos decapitados e magicamente os fazia voltar à vida, e isso, claro, impressionou muito o faraó.

Entre os relatos de mágicas mais antigas, está também o clássico número dos 3 copos e 1 bolinha. O número consiste em o mágico colocar 1 bolinha embaixo de um dos copos, misturá-los, e magicamente os expectadores não conseguem descobrir embaixo de qual copo está a bolinha. Esse número de mágica é muito legal e impressionante quando bem executado.


*Jeff Aragon executando uma variação da mágica dos 3 copos. Evento 2011.


Massss...Pode ser que você conheça também esse número de uma forma mais dolorosa rs!

O problema é que em toda área existem pessoas bem intencionadas e mal intencionadas. Esse mesmo número dos copos também é muito é usado para golpes. A pessoa que o executa normalmente tem muita habilidade e conta com alguns comparsas na plateia. No começo ele faz a mágica de verdade, os comparsas apostam dinheiro e acertam onde está a bolinha.


Nessa hora o pobre do inocente que não faz ideia do que esteja acontecendo, se empolga ( afinal, só de observar ele acerta sempre onde está a bolinha) e começa a apostar achando que vai ganhar dinheiro, assim como os comparsas ganharam. Ledo engano! O expectador nunca encontrará a bolinha, pois ela não está embaixo de nenhum dos copos. O trapaceiro, neste caso não podemos chamá-lo de mágico, empalma a bolinha e pronto, lá se vai o dinheirinho de quem caiu no conto do vigário.




Aos poucos a mágica foi sendo difundida pelos países até chegar aos estilos que conhecemos hoje.


Veja aqui uma performance sensacional da mágica copos e bolas com os mágicos Penn e Teller:




75 visualizações0 comentário
bottom of page