top of page
  • Foto do escritorMágico Ninja

Cardistry: A arte de manipular cartas que vai além da mágica

Atualizado: 31 de jan.

Introdução ao cardistry


Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ser mágico para ser um artista de cardistry. Talvez nem possamos chamar cardistry de arte mágica, mas a verdade é que a maioria dos mágicos aprecia muito essa demonstração de habilidade.


Cardistry é o ato de manipular um baralho de cartas de maneira criativa e habilidosa. Os cardistas utilizam diversas técnicas, como embaralhar, cortar, girar e lançar o baralho para criar movimentos fluidos, padrões interessantes e efeitos visuais.


Embora o cardistry tenha se originado no mundo da mágica, atualmente é considerado uma forma de arte em si, focado na exibição de habilidade do artista. Enquanto a busca mágica engana o espectador com ilusões, a cardistry se concentra na beleza do movimento das cartas.


Portanto, não é necessário ter experiência com magia ou truques de cartas para se tornar um bom cardista. O mais importante é desenvolver motora, ritmo, criatividade e uma compreensão profunda das possibilidades de manipulação de um baralho. Com dedicação e prática, qualquer um pode dominar as técnicas de cardistry e desenvolver um estilo único e artístico.


 Gaming animation of futuristic aircraft

Dan and Dave - Imagem Fonte


Esses são os feras que criaram o #cardistry.

"Quando tínhamos quatorze anos e começamos a criar novas maneiras de embaralhar cartas, nunca imaginamos que o que estávamos fazendo se tornaria um movimento global e uma forma de arte reconhecida internacionalmente. Em 2014, lançamos a primeira conferência para cardistas e, desde então, organizamos eventos todos os anos." Dan and Dave

Para aqueles desavisados de plantão, para ser um #cardista é preciso antes de tudo ter muita disciplina. "Não é como simplesmente você pegar um baralho e começar a fazer qualquer acrobacia. O baralho se torna quase que uma extensão do cardista, muito lindo de ver." Afirma o ilusionista Jeff Aragon.

História da cardística


Cardistry, ou a arte de manipular cartas de modo criativo, não surgiu do nada. Ela foi criada e desenvolvida por um grupo de jovens entusiastas do malabarismo e da mágica na década de 90.


Dois dos principais pioneiros foram Dan e Dave Buck, gêmeos californianos que começaram a praticar malabarismo e truques de mágica quando tinham cerca de 10 anos de idade. Quando chegaram aos 14 anos, eles começaram a se interessar por novas maneiras de embaralhar e manipular cartas. Eles realizaram seus próprios movimentos, combinações e sequências, dando origem a um estilo totalmente novo que mais tarde seria conhecido como cardistry.


Dan e Dave não imaginavam a época em que estavam criando uma nova forma de arte que viria a se tornar um movimento global. Em 2002, aos 17 anos, eles lançaram um vídeo chamado “The Dan and Dave System” que mostrou suas habilidades e ajudou a apresentar um cardistry para o mundo.


Em 2014, Dan e Dave organizaram a primeira conferência para cardistas, realizada em San Diego, Califórnia. O evento reuniu alguns dos maiores nomes do cardistry e ajudou a consolidar essa prática como uma comunidade global. Desde então, a conferência tornou-se um evento anual, atraindo cada vez mais participantes de diversos países.


A cardiologia passou de um hobby de adolescentes para uma forma de arte reconhecida internacionalmente em poucas décadas. Tudo começou com a criatividade e dedicação de Dan e Dave, que transformaram o simples ato de manipular cartas em uma impressionante demonstração de habilidade.


Habilidades permitidas


Para se tornar um bom cardista, algumas habilidades fundamentais são possíveis. Em primeiro lugar, é preciso muita dedicação. Cartas manuais de forma hábil e criativa não é algo que se aprende da noite para o dia - é necessário praticar por muitas horas para desenvolver o nível de controle e comprometimento motora exigido pelos movimentos complexos.


Além da dedicação, a criatividade é extremamente importante. Os melhores cardistas são aqueles que fornecem criar novas técnicas, sequências e designs originais. Não basta apenas dominar os movimentos existentes, é preciso trazer algo novo para o universo da cardistry.


Outra habilidade essencial é a disciplina. Praticar todos os dias, por longos períodos, às vezes sozinho, exige muita disciplina e foco. Cardistry não é algo que se possa aprender da noite para o dia - a evolução é lenta e gradual. Somente com disciplina é possível persistir e progredir nos treinos.


Por fim, com o tempo e a prática, o cardista desenvolve uma conexão especial com o baralho, que se torna quase uma extensão do seu corpo. As cartas devem trabalhar em harmonia com as mãos e os dedos, como se fossem uma só entidade. Dominar o baralho a este nível requer habilidade e sintonia afiada.


Técnicas famosas


Algumas das técnicas mais conhecidas na cardiologia incluem:


Corte Charlier

O Charlier Cut é uma das técnicas mais básicas, porém essencial para dominar. Ela envolve segurar a parte superior do baralho com o interesse e lançar as cartas com os dedos, fazendo-as voar de volta para a mão. É um bom aquecimento e ajuda a desenvolver controle e fluidez.


Corte giratório

O Swivel Cut adiciona um elemento rotativo ao Charlier Cut. Após lançar as cartas no ar, o punho gira para criar rotação antes de recuperá-las. Isso permite movimentos mais modificados.


Corte da Revolução

O Revolution Cut é semelhante ao Charlier Cut, mas executado com uma mão só. As cartas giravam em torno do indicador antes de serem recuperadas. É difícil de dominar, mas produz um efeito visual impressionante.


Judô Flip

O Judo Flip envolve prender uma carta entre dois dedos e lançá-la para o alto, fazendo-a girar no ar antes de ser recapturada. Pode ser encadeado em sequências rápidas e contínuas.


Pincho

O Pincho é feito com instruções o inquérito contra a lateral do baralho para liberar uma carta, que então é lançado para cima enquanto o baralho restante é mantido no lugar.


Werm

O Werm é um movimento ondulante criado apertando as cartas entre as perguntas e os dedos. Isso cria uma sequência fluida de ondas que percorrem o baralho.


Dicas para iniciantes


Comece com um baralho barato - Não há necessidade de gastar muito dinheiro em um baralho caro no início. Compre um baralho Bicycle padrão ou algum outro baralho barato para praticar. Isso permitirá que você aprenda sem se preocupar em danificar um baralho caro.


Aprenda movimentos básicos primeiro - Comece com movimentos simples como cascata, drible, twirl e corte charlier. Domine esses movimentos básicos antes de tentar truques mais avançados. Concentre-se em fazer movimentos com precisão e fluidez.


Assista vídeos e tutoriais - A internet está repleta de excelentes tutoriais e vídeos demonstrativos de cardistry. Ajudar especialistas na execução dos movimentos pode ajudá-lo a aprimorar sua técnica. Procure por vídeos passo a passo para aprender novos truques.

Pratique diariamente - A prática frequente é essencial para progredir na cardiologia. Tente praticar de 15 a 30 minutos por dia. Com o tempo, aumente o tempo de prática gradualmente conforme sua habilidade aumenta. A prática consistente é a chave para o domínio.


Participe do curso Mágico Ninja - Isso permitirá que você faça parte de uma comunidade incrível para tirar dúvidas, aprender dicas de outros e compartilhar seu progresso.


Eventos mundiais

Existem grandes conferências e eventos de cardistry, elaborados inclusive pelos próprios criadores, você pode conferir mais em cardistry.org.com, porém as inscrições estão adiadas devido ao cenário de pandemia global.


Dá uma olhada nos movimentos animais feitos por esse fera:


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page